Loading...
Nossos Serviços 2021-04-06T03:22:58+00:00

NOSSOS SERVIÇOS

Projetos Elétricos

A ENGENAC possui vasta experiência na elaboração de projetos elétricos (conceitual, básico e executivo) de baixa e alta tensão. Realizando projetos para Subestações Elétricas, Sistemas de Geração/Co-Geração de Energia, Sistemas No-Breaks, Sistemas de Corrente Contínua, Sistemas de Distribuição de Energia em Alta e Baixa Tensão.

Projetos elétricos Engenac

Estudos do Sistema Elétrico de Potência

Estudos do Sistema Elétrico de Potência

A ENGENAC possui grande experiência no desenvolvimento de estudos do sistema elétrico de potência, tais como:

  • Cálculo das correntes de curto-circuito conforme as normas ANSI ou IEC;
  • Seletividade (coordenogramas);
  • Energia incidente (Arc Flash) conforme as normas NFPA 70E e IEEE 1584;
  • Fluxo de carga de acordo com as práticas recomendadas no IEEE Std-399 Brown Book;
  • Harmônicos;
  • Partida de motores;
  • Confiabilidade do sistema.

Para realização desses estudos é necessária uma ferramenta poderosa e confiável, para isso a ENGENAC utiliza o software EasyPower™, pois é um software intuitivo que garante um aumente de produtividade e velocidade sem perder a eficiência dos resultados.

Contamos também com uma licença do software PTW para realização desses estudos, no caso em que o cliente já tenha sua própria biblioteca nesse software.

Consultoria em Engenharia Elétrica

Consultoria em Engenharia Elétrica

A ENGENAC propicia consultoria de alto nível para o seu sistema elétrico, seja na análise de melhorias, de projetos ou no acompanhamento de instalações elétricas. Analisando todas as adequações perante as normas vigentes bem como as boas práticas de engenharia, garantindo assim, um sistema elétrico confiável e seguro.

Com experiência de mais de 40 anos, a ENGENAC auxilia no desenvolvimento de soluções para atender todas as necessidades de seus clientes.

Laudo SPDA

Solução para projetos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.

Utilizamos o software QiSPDA da AltoQi, plataforma QiBuilder para projetos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, adequado à NBR 5419:2015 e com recursos de cálculo, modelagem, dimensionamento, compatibilização, detalhamento e avaliação de risco.

Por que usamos o QISPDA?

O Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo, com quase 60 milhões de descargas atmosféricas por ano.

O QiSPDA foi desenvolvido para melhorar a produtividade em operações de uso do programa, minimizando o tempo gasto pelo projetista na elaboração de projetos.

Serviços ENGENAC - Laudo SPDA

Aparelho de Medição Milliohmímetro MILLIOHM-1 da Instrum

A ENGENAC utiliza o aparelho de medição Milliohmímetro MILLIOHM-1 da Instrum, instrumento desenvolvido para teste de continuidade elétrica de descida de para-ráios e para continuidade de entre aterramentos. Atende a norma NBR 5419 ano 2015.

Engenac - Milliohmímetro MILLIOHM-1

 

Análise de Energia

A ENGENAC possui o Analisador de Energia RE6000 da Embrasul, dotado de entradas trifásicas de tensão e corrente, o equipamento nos permite a análise de tensões, correntes, potências ativas, reativas e aparentes, fator de potência, desbalanceamentos, frequência, distorção total de demanda, consumos, demandas e interrupções.

Analisador de Energia RE6000 - Engenac

O Analisador de energia RE6000 foi projetado para adquirir simultaneamente os sinais de quatro canais de corrente e quatro de tensão. A partir de uma sistema de aquisição de 16 bits são feitas 133 amostras por ciclo de forma simultânea nos oito canais quando em medição de grandezas RMS. E com a frequência de 8kHz no sistema de aquisição é possível a medição de perturbações a partir de 130us. Todo este sistema de amostras é executado de forma simultânea e contínua para todas as grandezas e eventos.

Análise Termográfica

A ENGENAC utiliza a câmera térmicas pontual FLIR TG165. Equipadas com o exclusivo micro sensor térmico Lepton® da FLIR, essa câmera permite ver o calor, de modo que se saiba exatamente para onde direcionar o local de medição, fornecendo a capacidade de encontrar problemas rapidamente em sistemas elétricos ou em aplicações de diagnóstico de construção.

Com a FLIR TG165 a ENGENAC tem a facilidade no enquadramento de uma parede inteira em uma única imagem. Tanto para inspeções de construção como elétricas em geral, o campo de visão amplo de 50 graus da TG165 a torna ideal para aplicações, principalmente em edifícios e é perfeita para aplicações elétricas em geral, de AVAC ou para a verificação por pontos de aplicações de manutenção, possibilitando a visualização do painel inteiro de uma só vez e medindo temperaturas de pontos das principais áreas de preocupação.

Engenac - TG165

Engenac - TG165

Sistemas de Aterramento

Para análise e projeto de sistemas de aterramentos a ENGENAC utiliza o software XGSLab, que é um dos mais poderosos softwares de simulação eletromagnética de sistemas de potência, aterramento e SPDA e o único software no mercado que atende aos requisitos das seguintes normas internacionais de análise de sistemas de aterramento:

  • EN 50522:2010
  • IEC/TS 60479-1:2018
  • IEEE Std80:2013

Vantagens do XGSLab

  • WORLDWIDE: O único software no mercado que leva em consideração as normas Europeia (EN), Internacional (IEC) e Americana (IEEE).
  • VALIDADO: Precisão validada desde 1990 através de comparação com estudos de casos, pesquisas publicadas, medições de campo e softwares similares.
  • COMPLETO: Uma ferramenta completa para simulação do Sistema de Potência, Aterramento e SPDA.
  • AVANÇADO: Baseado no modelo PEEC de onda completa e então adequado para aplicações gerais com uma ampla faixa de frequência, com disposição arbitrária dos condutores e diversos modelos de solo, incluindo multicamadas.
  • ABERTO: Impedâncias mútuas e dependentes da frequência podem ser exportadas para estudos no EMTP® do comportamento dinâmico dos sistemas de aterramento. As plantas podem ser importadas e exportados do AutoCAD®. Resultados numéricos que podem ser lidas por MATLAB® ou EXCEL®.
  • PODEROSO: Um poderoso código que utilizado computação paralela.

O campo de aplicação dos módulos GSA, GSA_FD, XGSA_FD e XGSA_TD é amplo pois eles estão baseados no método PEEC (Partial Element Equivalent Circuit), um método numérico para aplicações gerais, poderoso e flexível e perfeitamente adequado para os propósitos de engenharia. Esse método permite a análise de cenários complexos incluindo parâmetros externos tais como tensões correntes e impedâncias.

O método PEEC implementado resolve as equações de Maxwell nas condições de onda completa, levando em consideração as funções de Green para propagação, as integrais de Sommerfeld para reação da terra, as equações de Jefimenko para campos elétricos e magnéticos e passando da frequência para o domínio do tempo por meio da transformada de Fourier.

O módulo XGSA_TD pode ser aplicado para analisar distribuição de corrente e potencial no domínio do tempo em condutores energizados enterrados ou aéreos através do transiente de corrente ou tensão. Além do mais, XGSA_TD pode calcular as distribuições de potencial de terra e campos elétricos e magnéticos no domínio do tempo.

O módulo NETS é baseado no método de componentes de fase e integra rotinas específicas para o cálculo dos parâmetros de linhas, cabos e transformadores. É uma ferramenta baseada na teoria do circuito sendo completamente diferente dos outros módulos do XGSLab, os quais são baseados na teoria dos campos eletromagnéticos.

NETS pode calcular potenciais e correntes em todas as portas no estado sólido ou condições de falta e em particular, pode ser utilizado para cálculo da distribuição da corrente de falta em sistemas de potência.

MEDIDOR DE RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO E RESISTIVIDADE DO SOLO

Terrômetro Digital - MTD-20KWe
Para realização da estratificação do solo no software XGSLab utilizamos o terrômetro digital MTD-20KWe que mede resistências de aterramento e resistividade do terreno pelo método de Wenner, além das tensões espúrias provocadas pelas correntes parasitas no solo.
A medição da resistividade permite avaliar a estratificação do terreno para otimizar a engenharia dos sistemas de aterramento mais complexos.

O seu elaborado sistema de filtros ativos e passivos outorga-lhe uma elevada imunidade às interferências elétricas, permitindo obter medições confiáveis em presença de altas tensões parasitas, como as que costumam achar-se em algumas áreas urbanas e na proximidade de subestações de transformação.

A corrente de medição, regulada eletronicamente com uma frequência de 1470 Hz, o qual permite avaliar adequadamente o comportamento do aterramento tanto em relação a uma falha de frequência industrial como perante uma descarga atmosférica.

Como possui um amplo intervalo de medição (desde 0,01 Ω até 20 kΩ), este equipamento permite ensaios confiáveis em todo tipo de terreno, inclusive naqueles de resistividade muito alta.

Clientes ENGENAC

Entre em Contato Conosco

Preencha o formulário abaixo para contato, sugestões ou qualquer dúvida sobre a ENGENAC, basta mencionar no campo ASSUNTO, que nossa equipe retornará o mais rápido possível.

NOME *
SOBRENOME *
EMAIL *
TELEFONE

ASSUNTO

COMO PODEMOS AJUDAR?